Páginas

9.7.06

Colóquio de Justiça Alternativa no México debate sobre Mediação

No dia 07 de julho ocorreu o IV Colóquio de Justiça Alternativa "Mediação", em San Luis Potosí, México, com a finalidade de debater o tema e de que o Poder Judiciário local possa adotar efetivamente tal sistema como um instrumento alternativo para distribuição de Justiça.

Neste evento debateram-se diversos assuntos, dos quais se destacam:
  • A importância do Poder Judiciário incentivar a mediação
  • As dificuldades de acesso de milhões de mexicanos à Justiça e o papel da mediação nesse contexto
  • A praticidade da “Justiça Alternativa”

O Poder Judiciário deve ser mediador
As políticas públicas de maior importância do Poder Judiciário mexicano consistem em implementar o serviço de mediação profissional nas matérias familiar, civil, mercantil e penal, como suporte para a construção da justiça e da tranqüilidade social, segundo o magistrado do estado do México, Héctor Hernández Tirado. A lei é humanizar a norma, desentranhar seu conteúdo pacificador e ir em busca do bem-estar comum, e esta é a tarefa de todos os órgãos do Estado.

Leia a notícia na íntegra em El Sol de San Luis (San Luis Potosí, México)

47 milhões sem acesso à justiça
Segundo Jorge Pesqueira Leal, diretor do Instituto de Mediação do México, 47 milhões de mexicanos não tem condições para acessar o sistema judiciário. A mediação pode abrir possibilidades de acesso à Justiça.

Leia a notícia na íntegra em El Sol de San Luis (San Luis Potosí, México)

A justiça alternativa define com rapidez os conflitos de natureza cível
Ainda que a tendência cultural dos mexicanos seja o conflito e a impugnação, os métodos de justiça alternativa, como a Mediação, oferecem soluções práticas que se resolvem em menos tempo que os juízos tradicionais. Dessa forma, não há lugar para impugnações devido ao fato de que o acordo de solução surge das mesmas partes envolvidas e não se deixa a decisão em mãos de terceiros, de acordo com o diretor do Centro de Métodos de Justiça Alternativa de Nuevo Leon, Rubén Cardoza Moyrón.

Leia a notícia na íntegra em El Sol de San Luis (San Luis Potosí, México)


Nenhum comentário: