Páginas

13.7.06

Câmara de mediação de Sorocaba atende 110 casos

A Câmara de Mediação de Sorocaba, a primeira do interior de São Paulo, inaugurada no dia 21 de junho último, já atendeu 110 casos. O número é representativo para o tempo curto de funcionamento, de acordo com os responsáveis pela instância. Do total de casos, 40 estão em fase de intermediação e quatro foram solucionados.

O objetivo da Câmara é evitar que casos de solução simples sobrecarreguem o Poder Judiciário. A diferença dessa Câmara para o Juizado de Pequenas Causas é que essa mediação é feita por voluntários. Eles procuram orientar e resolver problemas diversos, como dívidas atrasadas, contratos, conflitos entre vizinhos, familiares, síndicos e condôminos e até entre sócios de empresas.
A Câmara de Mediação é muito usada nos Estados Unidos. No Brasil, ela foi adotada apenas em algumas capitais, como São Paulo e Brasília. A coordenadora local da Câmara, a advogada Maria Aparecida Rodrigues Athayde, disse que o procedimento impede que milhares de processos se acumulem na Justiça Comum.

Anderson Santos, supervisor do serviço, disse que as partes não são forçadas a nada. "Oferecemos condições de diálogo e negociação que evitam processos demorados e caros. Só". A Câmara de Mediação atende às 3ª e 4ª feiras, das 8h às 17h, na rua Cesário Mota, 517. O serviço conta com 35 voluntários.

________________________________________
Fonte: Cosmo Online, Sorocaba, SP, Brasil
Data: 13.07.06

Nenhum comentário: