Páginas

24.10.06

Fórum sobre Cultura de Paz em Araçatuba

Fonte: Folha da Região - Araçatuba, SP, Brasil

Escrito por: Fernanda Mariano

Araçatuba, SP - A mediação é tida como a nova maneira de suprir as necessidades do Judiciário, estimulando a Justiça de Paz. O tema será destaque do 25º Fórum do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Década da Cultura de Paz, que será realizado no dia 24.10, às 18h, na Câmara Municipal de Araçatuba. Esta edição conta com Marina Junqueira Bernardes, advogada, especialista em mediação e arbitragem, diretora geral da Camanp (Câmara de Mediação e Arbitragem da Noroeste Paulista).

A mediação está inserida em cursos de diversas áreas. A palestra tem o objetivo de esclarecer o conceito e suas aplicações de modo a não confundi-la com uma solução mágica, de ilimitado uso, principalmente no que concerne aos conflitos familiares. O evento ressalta o pensamento de Jean-François Six, mediador e filósofo francês, que se refere à mediação como uma planta nova, ainda frágil, adolescente, que trabalha ardentemente e arduamente para tornar-se uma bela árvore. E, para chegar à idade adulta, é preciso que ela se torne tudo o que pode ser e tudo que poderá vir a ser - um espaço de criatividade pessoal e social, um acesso à cidadania.


A mediação pode ser utilizada em vários contextos, como nos conflitos familiares, de vizinhança, em escolas e demais instituições, assim como na reestruturação de empresas, principalmente naquelas familiares e nas questões relativas à sucessão de gerações na empresa, entre outros.

Nenhum comentário: