Páginas

31.8.06

TJ e Esmac realizam palestra sobre Mediação Familiar

O Tribunal de Justiça do Acre e a Escola Superior da Magistratura do Acre - Esmac realizam nesta quinta-feira (31.08) a partir das 16h no auditório da Federação das Indústrias, mais um evento para a classe jurídica na área de mediação. Desta feita o tema será abordado na palestra: Mediação Familiar - Núcleos de Conciliação de Família e Programa Justiça no bairro - a experiência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

A palestra será ministrada pela Juíza de direito da 4a. Vara da Família do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Fernandes e pela representante da Diretoria regional do Sesc - Curitiba - PR, Elisângela Domingues.

O serviço de Mediação Familiar é um projeto que tem como objetivo o atendimento de conflitos familiares relacionados à separação, ao divórcio, à guarda de filhos, à regulamentação de visitas e outros, de uma forma mais acessível e menos traumática. Trata-se de uma forma de resolução de conflitos, na qual os interessados solicitam ou aceitam a intervenção confidencial de uma terceira pessoa, imparcial e qualificada, permitindo aos conflitantes tomar decisões por si mesmos e encontrar uma solução duradoura e mutuamente aceitável, que contribuirá para a reorganização da vida pessoal e familiar.

O Mediador não toma partido nem decisões pela família, mas ajuda o casal a encontrar alternativas que sejam do sue interesse e de seus filhos, chegando a um possível acordo. Os pais são ajudados a entender as necessidades dos filhos e a desenvolver um relacionamento cooperativo nas questões de parentalidade.

Todo esse trabalho é feito nos núcleos de conciliação de família, através do programa Justiça no bairro e o sucesso do projeto no Paraná levou a diretora da Esmac, Desembargadora Eva Evangelista a buscar parcerias com o Tribunal de Justiça daquele estado para discutir a proposta com magistrados e membros da classe jurídica acreana, através da palestra a ser realizada nesta quinta-freira no auditório da Fieac.

Fonte: Tribunal de Justiça do Acre

Nenhum comentário: