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13.6.06

Métodos de gestão de conflitos

Há basicamente dois métodos de resolução/gestão de um conflito, que podem ser resumidos a seguir:

1. Método Não-Consensual
  • As pessoas envolvidas não estão dispostas a negociar e chegar a um acordo.
  • Prioriza o litígio.
  • Sistema ganhar-perder: há sempre um ganhador e um perdedor.
  • Ex: ação de separação judicial litigiosa.
2. Método Consensual
  • Existe uma disposição ou uma capacidade das pessoas para discutir sobre as questões em conflito e chegar-se a um consenso.
  • Prioriza o acordo.
  • Sistema ganhar-ganhar: os envolvidos saem, de alguma forma, beneficiados.
  • Ex: ação de separação consensual, mediação de conflitos.
Deve ser oportunizada uma ampla orientação sobre tais métodos à pessoa em conflito, para que seja capaz de verificar qual a opção mais adequada ao seu caso.

Além disso, não se pode esquecer que:

“Visto numa perspectiva de resolução de problemas, o conflito torna-se, com freqüência, um aspecto do processo de autotestagem e auto-avaliação da pessoa e deste modo pode ser bastante agradável experimentar o prazer advindo do uso ativo e pleno de suas próprias capacidades” (Moscovici, 1998, p. 154)
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Referência
MOSCOVICI, Felá. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

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