Páginas

9.10.06

Mediação em Portugal

Semana da Mediação

Fonte: O Primeiro de Janeiro - Porto, Portugal

A Associação de Mediadores de Conflitos promove a partir de hoje a “2.ª Semana da Mediação”, destinada a divulgar as vantagens deste meio alternativo de resolução de litígios. A Associação foi crida em 16 de Setembro de 2002 e conta atualmente com cerca de 200 mediadores, estando na sua gênese os primeiros mediadores de conflitos formados em Portugal para os Julgados de Paz. A mediação pode incidir sobre conflitos em geral, mas também sobre áreas mais específicas, pelo que a “2.ª Semana da Mediação” terá conferências e atividades abertas ao público na área da Mediação Escolar (Lisboa), Comunitária (Lisboa e Coimbra), Penal (Viana do Castelo) e Familiar (Algarve).


Ministério da Justiça promove curso de capacitação para formadores em mediação

Fonte: A Semana online - Portugal


O Ministério da Justiça promove de 9 de Outubro a 3 de Novembro, um curso de capacitação para formadores de mediadores, que visa capacitar os profissionais da área para o reforço da regra do direito em Cabo Verde. O curso é destinado a 25 profissionais das áreas de advocacia, sociologia e psicólogos, bem como a líderes comunitários, assistentes sociais, e assistentes das Casas de Direito. O evento, que tem uma carga horária total de 180 horas, será ministrado pelo representante do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Adolfo Braga Neto.

A ação de formação é fruto de um financiamento do Banco Mundial, que visa reformar o setor jurídico e judiciário, de forma a tornar a justiça mais eficiente, célere e mais próxima do cidadão. A cerimônia de abertura, a ser presidida pelo ministro da Justiça, Manuel Andrade, acontece às 9h, no Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG).

Nenhum comentário: