Páginas

5.10.06

Lidando com o divórcio

Fonte: Hendon & Finchley Times - Hendon, Inglaterra

A cada ano, o “North London Family Mediation Service” (NLFM), in Ballards Lane, North Finchley (Londres) ajuda 130 casais a chegarem a um acordo amigável sobre questões envolvendo os filhos, as propriedades e finanças após a separação. A mediação é especialmente indicada para as disputas de família, nas quais há mais incentivo para tentar fazer um divórcio menos danoso possível, particularmente quando crianças estão envolvidas.

O NLFM existe há 15 anos e possui cinco mediadores. Cada sessão de mediação dura uma hora e meia e geralmente são necessárias até três sessões para se chegar a um acordo sobre a parentalidade (visitas, moradia das crianças, etc.), ou de três a seis sessões se as questões de propriedade e finanças também estão envolvidas.

Lidar com os sentimentos na mediação é mais fácil porque tudo que é dito nas sessões é confidencial, não podendo ser usado mais tarde no tribunal. Mas a mediação não se desvia completamente do sistema judiciário. As partes são encorajadas a entrar em contatos com advogados no começo e no fim do processo, para assegurar que aquilo que foi acordado é realmente de seu interesse.

É um método que tem uma alta taxa de sucesso. As pesquisas têm mostrado que a maioria dos casais entra em acordo na mediação em apenas um terço do tempo que levaria se eles negociassem o mesmo acordo através de advogados. Mas ainda muitas famílias que passam por uma situação de divórcio podem estar sofrendo pela falta de conhecimento sobre a mediação.

Nenhum comentário: