Páginas

16.10.06

Casais almerienses separam-se de forma consensual com a ajuda da mediação

Fonte: Ideal Digital - Andaluzia, Espanha

Profissionais do Direito, da Psicologia e do Serviço Social estão se interessando cada vez mais em desenvolver a mediação familiar na província espanhola de Almeria, buscando, com isso, transformar a cultura do litígio em uma cultura de paz. Embora os juizados de Almeria não contem com um sistema próprio de Mediação Familiar, prevê-se que a implantação desse tipo de serviço seja progressiva.

A administração andaluza tem dado tanta importância à mediação que acaba de lançar um programa denominado “Decálogo do Bom Divórcio”, que se propõe ajudar as famílias no processo de separação e também tem a finalidade de buscar um menor custo pessoal e emocional para os filhos. Dar atenção às crianças é importante, já que um estudo da Universidade de Granada revela que a maior parte das separações que se produzem ocorrem entre casais jovens – entre 25 e 35 anos, casadas há pouco tempo e com filhos pequenos.

A iniciativa, pioneira na Espanha, consiste em distribuição de folhetos com conselhos e informação sobre como enfrentar a separação e um vídeo que deve ser assistido antes do processo judicial, no qual se buscará pacificar as separações conflituosas. Na Andaluzia, em 2005, 26.000 casais se separaram ou divorciaram. A proporção de separações que se realiza na Espanha, de mútuo acordo, é de 65 por cento, uma cifra que pretende ser incrementada.

É sobretudo nas separações que a eficácia da mediação familiar se vislumbra especialmente importante, já que trata de diminuir os efeitos perniciosos, negativos e traumáticos da ruptura. Com a ajuda do mediador, as pessoas percebem de modo conjunto o conflito e, a partir daí, tomam consciência de seu problema e de sua possível solução.

Nenhum comentário: